Viaje comigo!

Quer saber das novidades?! Se cadastre e receba as dicas direto no seu e-mail! É uma alegria poder compartilhar minhas amabilices com você!

ENCANTOS DA FLUTUAÇÃO NO RIO DA PRATA

Um aquário sem vidros, sem limitações de espaço. Com chuva, translúcido. Com sol, transparente. De incontáveis cores, o rio acolhe inúmeras espécies. Visitante vira peixe e peixe vira acompanhante de quem nada por aqui. No Rio da Prata, em Bonito, Mato Grosso do Sul, a integração com a natureza é total.
Predominam o respeito e a curiosidade. Respeito à biodiversidade, ao tocar a mata com as botas de neoprene que diminuem os impactos ambientais; respeito aos peixes que nadam lado a lado com os visitantes, sem correr riscos, pois, ali, são apenas observados; respeito ao leito do rio, seguido sem ser tocado. E, curiosidade sobre tudo que nos cerca – desde o início da trilha de dois quilômetros para chegar ao rio até o momento em que mergulhamos no entorno das nascentes, que parecem truque de ilusionismo.

2

Na mata, é possível encontrar quati, macaco prego, queixada, cotia, tamanduá, cateto além de pássaros de diversas espécies. Antes de começar a flutuação, é feito um treinamento numa piscina natural. O grupo recebe as instruções sobre como usar o snorkel e nadar em fila indiana (será que o nome continua o mesmo quando a fila é na água?! Rs).
Quando todos são “aprovados”, o passeio começa! O trecho inicial é no rio Olho D’água. A água tem temperatura agradável (24 graus, durante o ano inteiro) e uma transparência difícil de definir. Com o óculos, parece uma grande televisão com transmissão ao vivo do fundo do rio! A correnteza é leve e quase não é preciso fazer esforço para nadar. Aliás, o colete salva-vidas e a roupa de neoprene ajudam a nos manter boiando, sem dificuldades.

3

Difícil escolher um lugar para onde olhar. O verde no fundo do rio parece um jardim subaquático. As folhas que caem das árvores, brilham com os raios de luz e os peixes são um espetáculo à parte. Encantariam só por existir mas, mais que isso, fazem questão de nos acompanhar rio abaixo.
Depois de flutuar pelo Olho D’água, é feita uma trilha curtinha para desviar de uma cachoeira que tem no caminho e, na sequência, continuar pelo fim do Olho D’água até entrar no Rio da Prata. É incrível, mas a diferença da temperatura da água é facilmente percebida, assim como o grau de transparência da água. Nesse ponto, o visitante pode escolher entre continuar flutuando ou embarcar num pequeno barco com motor elétrico. É que aqui é preciso nadar mesmo… nada muito difícil. Só é um pouquinho cansativo porque não tem tanta correnteza.

1

Fiz o passeio num dia de tempo fechado. Inclusive, choveu durante a flutuação. E essa é uma informação importante! A trilha e flutuação só não são realizadas caso de tempestade ou chuva muito forte. Se seu passeio estiver agendado, ligue e confirme antes de ir, mas NÃO desista antes de consultar a equipe do Recanto Ecológico Rio da Prata! A chuva diminui um pouquinho a visibilidade, no entanto, o passeio vale super a pena da mesma forma.
Fique ligado:
– O Recanto Ecológico Rio da Prata fica a 52 quilômetros de Bonito.
– O trajeto inclui trechos intercalados com e sem asfalto. Embora bem sinalizado, o percurso demora em torno de uma hora (saia com mais antecedência);
– O transfer deve ser contratado nas agências de turismo;
– O passeio deve ser reservado com antecedência nas agências de turismo;
– O valor da entrada inclui o passeio e o aluguel da roupa e botas de neoprene e da máscara e snorkel;
– Só é permitido o uso de câmeras subaquáticas;
– Caso você não tenha uma, o Recanto Ecológico tem Go Pro disponível para locação;
– Roupas e toalhas são carregadas pelo guia e você só terá acesso no final do passeio;
– Leve repelente;
– Minha dica: faça, no mesmo dia, a flutuação ou mergulho na Lagoa Misteriosa (falarei sobre ela no próximo post) e intercale os passeios com um delicioso almoço de fazenda. Juro, vale a pena!!
Para mais informações, acesse o site oficial do Recanto Ecológico Rio da Prata.
Autor(a) do post
Amabyle Sandri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga no Instagram

Siga o Amabilices no Instagram e acompanhe em tempo real todas as nossas viagens e aventuras por esse mundo lindo.

Junte-se ao Instagram