12 regiões turísticas, atrações culturais, experiências gastronômicas e até uma viagem pelo Rio, a bordo de uma experiência de realidade virtual, possível com a simples colocação de um óculos. Tudo isso, num estande instagramável – pensado para mostrar o Rio ao público de uma das mais importantes feiras de turismo da Europa, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).
O conjunto de ações conquistou mais que a atenção dos agentes de viagem e operadores europeus. A estrutura, que encantou os visitantes, rendeu ao Rio de Janeiro o Prêmio Público Internacional – que atestou a excelência e oferta turística; inovação; promoção e satisfação dos visitantes.
Esse é o segundo prêmio que o estado do Rio de Janeiro conquista em feiras internacionais em 2023. O primeiro foi na FITUR (Feira Internacional de Turismo) em Madri, na Espanha.
“É, sem dúvida alguma, um reconhecimento importante do trabalho de promoção do Rio de Janeiro como destino turístico que estamos fazendo no mercado internacional. Só mostra que estamos no caminho certo” – celebra o secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca.
BTL | Rio de Janeiro na Bolsa de Turismo de Lisboa
A 33ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa, que ocorreu na Feira Internacional de Lisboa, é um dos eventos mais importantes de turismo na Europa.
Ao longo de 5 dias de feira, cerca de 1.400 expositores apresentaram os destinos e produtos turísticos ao público – que em 2023 teve 38% de aumento em relação à edição anterior, ultrapassando 63.000 visitantes.
A BLT contou com a presença de 75 destinos internacionais – um recorde para a feira. O Brasil esteve presente com o estande da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) e também com estandes próprios de alguns destinos. Além do Rio de Janeiro, quem também levou seu turismo a Lisboa, em espaços individuais, foram: São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Ceará e Amazonas.
Do ponto de vista estratégico, a feira é uma oportunidade de analisar tendências e posicionar ofertas turísticas de forma inovadora e competitiva. Além disso, para os visitantes, é possível desbravar novos destinos e soluções, além de comparar propostas e perfis possíveis de viagens.
Para Dália Palma, gestora da BTL, o sucesso desta edição está intimamente ligado à capacidade de inovar – com o surgimento de novas áreas e conteúdos- e foi, também, o reflexo da aposta clara na internacionalização, um dos eixos estratégicos do evento.
“Se temos a ambição de posicionar a BTL cada vez mais como o grande Marketplace de negócios do turismo, é fundamental estarmos atentos à evolução do setor, às novas propostas, às novas tendências e às novas dinâmicas do mercado”, concluiu a gestora.
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