20 anos de voz em movimento. De balanço, de arte, de cor, de ritmo e originalidade. Carmen Miranda foi a primeira mulher a assinar contrato com uma rádio brasileira; a primeira artista multimídia do Brasil e a primeira artista sul-americana a ter uma estrela na calçada da fama em Hollywood. História contada no Museu Carmen Miranda, reaberto ao público hoje, depois de dez anos fechado no Rio de Janeiro.
A vida de uma das maiores estrelas da era do ouro do rádio brasileiro é recontada por meio de mais de 3 mil itens que compõem o acervo exibido na exposição “Viva Carmen”.
A mostra, com curadoria do escritor e biógrafo da artista, Ruy Castro e da esposa, Heloisa Seixas, contempla todas as fases da vida de Carmen – da infância aos detalhes que marcaram as duas décadas de carreira nacional e internacional.
Vestidos, sandálias e – claro – os cocares conduzem os visitantes por uma viagem ao tempo em que a artista brasileira brilhou mundo afora.
Unânime
O sucesso de Carmen Miranda é unanimidade. Eternizada em mais de 300 canções, a voz da cantora é reconhecida pelas pelos quatro cantos do mundo nas marchinhas carnavalescas, “Mamãe eu quero” (traduzida para o inglês, na versão “I want my Mama”) e “Tico Tico no Fubá”.
A artista luso-brasileira se destacou também no cinema, onde atuou em treze filmes que lhe renderam o apelido Brazilian Bombshell.
Uma curiosidade: Carmen Miranda nunca repetiu um figurino, motivo pelo qual contemplar as peças do seu guarda-roupa é um dos melhores caminhos para desbravar sua história.
Museu Carmen Miranda
Localizado no Aterro do Flamengo, na zona sul do Rio de Janeiro, o Museu Carmen Miranda promove também atividades culturais como palestras, oficinas e apresentações artísticas.
A proposta do espaço, além de rememorar a vida de um dos ícones da cultura musical brasileira, é a promoção da disseminação do conhecimento e a valorização do patrimônio artístico do país.
A entrada é gratuita e o local fica aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h e nos sábados, domingos e feriados das 12h às 17h.
O Museu Carmen Miranda está na avenida Rui Barbosa, sem número, e tem uma vista privilegiada de um dos cartões postais da cidade: o Pão de Açúcar.
Dica: a visita pode ser estendida com um passeio pelo Aterro do Flamengo.
Sem Comentários