No meio de Paris tem uma ilha, tem uma ilha no meio de Paris. Drummondeando o mapa, a Île de la Cité é isso. Uma ilha no meio da cidade. É lá onde estão localizados alguns dos pontos turísticos mais visitados. Entre eles, a Catedral de Notre-Dame e a Sainte-Chapelle. Dê uma esticadinha ao apaixonante Jardim de Luxemburgo.
É hora de conhecer esses pontos turísticos!
Notre-Dame
Atire a primeira pedra quem não pensou no corcunda, o Quasimodo. Eu pensei… Nele e nos gárgulas. Disney, ou Victor Hugo, monopolizaram o imaginário popular. O que, talvez, justifique a minha determinação ao encarar as DUAS horas de fila para subir na catedral. (Com o Paris Museum Pass, você fura essa fila).
A visita à catedral em si não tem fila – e já vale a pena. Os vitrais, as maquetes, as estátuas, pinturas e colunas altíssimas são um leque de atrativos visuais. Mas a vista lá de cima, é um espetáculo. (Deu pra notar que sou meio aficionada por vistas, certo?).
Vou falar a verdade: o caminho até o topo exige calma, muitas respirações fundas e autocontrole. A escada vai afunilando e a gente segue em fila. Quando chega lá em cima, tem um pouco mais de espaço, mas é preciso paciência para a foto perfeita. Detalhe: uma proteção não permite mais fotos surreais. É preciso criatividade para fotografar sem os cabos de aço aparecerem.
Mais informações aqui.








Voltei à noite e olha que linda!
Sainte Chapelle
Vitrais impressionantes mesmo tem a Sainte Chapelle. A igreja é pequenininha, perto da catedral, mas de uma riqueza e beleza incomparáveis. Quando fui, os vitrais estavam sendo restaurados. É um lugar que exige que você pare e observe – pelo máximo de tempo que puder.
– A capela está na lista do patrimônio mundial da Unesco. Para saber mais acesse o site oficial.


Pont Neuf e Pont des Arts
Pertinho dali estão duas das pontes mais famosas de Paris. A Pont Neuf e a Pont des Arts. Mas, claro, nem me dei conta de qual ponte eu estava atravessando. Com exceção da ponte das artes que é o point do amor – e só notei por causa dos cadeados.


Jardin du Luxembourg
O Jardim de Luxemburgo é um dos lugares mais bonitos que visitei. É tão colorido e a caminhadinha para chegar ao Palácio é tão agradável, que consigo reviver só de pensar. A brisa batendo nas folhas das árvores, o canto dos pássaros, os gritinhos das crianças.
É um dos maiores parques de Paris – são mais de 220 mil metros quadrados. (No blog Conexão Paris tem um post bem legal com todas as opções que você encontra na área do parque). Fiquei mais no lago do Palácio de Luxemburgo – que hoje é a sede do Senado da França. Por lá, deitei em um dos banquinhos e descansei, tomando um solzinho com aquele cenário de filme!
É possível visitar o Palácio. Saiba mais aqui.





Passeie pelas ruas no entorno. É uma experiência deliciosa. Dica: resista ao conforto, faça tudo a pé. Vale muiiiiito a pena!!





Sem Comentários