As 100 melhores sorveterias do mundo: é nessa lista que duas sorveterias brasileiras figuram, numa seleção feita pela plataforma Taste Atlas – uma enciclopédia da gastronomia internacional reconhecida por catalogar pratos e restaurantes ao redor do globo.
As sorveterias brasileiras dividem espaço com estabelecimentos de países tradicionais na arte de criar gelatos, como a Itália, que domina o topo da lista com 3 versões de sabor pistache.
No caso das brasileiras Cairu, de Belém do Pará, e da Ribeira, em Salvador, na Bahia, foram o açaí e a tapioca os responsáveis por conquistar os jurados.
Segundo o Taste Atlas, essas sorveterias deixaram uma marca indelével no cenário global das sobremesas. “(A lista) abrange estabelecimentos que aperfeiçoaram seu ofício por mais de um século, servindo sabores consagrados pelo tempo, como chocolate e pistache, ou combinações inventivas como ricota e pêra, sementes de gergelim e arroz”, detalha.
Sorveteria Cairu
Criada em 1964 e considerada o orgulho regional do Pará, a Sorveteria Cairu se destaca pelo uso das frutas nativas da região Amazônica.
Com o sorvete de açaí, a Cairu já conquistou outros prêmios internacionais, como a 32ª posição no Festival Mundial do Gelato, o ranking das melhores gelaterias do mundo, sendo reconhecida com o título de sorveteiro “de ouro” do país.
Na avaliação do Taste Atlas, “um de seus sabores de sorvete mais icônicos é o açaí, que é muito apreciado por seu sabor rico e distinto que equilibra perfeitamente doçura e acidez”.
Sorveteria da Ribeira
Já a Sorveteria da Ribeira, entrega a excentricidade do sabor da tapioca feito sorvete aos moradores e turistas que visitam Salvador, na Bahia.
“Feita com farinha de tapioca autêntica e misturada com gelato cremoso, resultando em uma deliciosa combinação de sabores e texturas”, descreve o Taste Atlas.
Confira a lista completa das melhores sorveterias do mundo aqui.
Sem Comentários