O aniversário é de Santos Dumont – o pai da aviação – mas quem ganha são os viajantes que visitam Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Isso porque o Museu Casa Santos Dumont foi reaberto para as comemorações de 150 anos do aeronauta, esportista, autodidata e inventor.
No alto da rua Encanto, encaixada estrategicamente num morro de onde é possível apreciar a paisagem serrana, a construção – que ficou conhecida como a Encantada – convida a uma viagem pela vida de Santos Dumont.
Ali, por entre degraus em formato de raquete, pensados para minimizar os riscos ao subir a escadaria que dá acesso ao segundo andar da casa (pelos quais só se pode começar com o pé direito!), os cômodos concentram itens que marcaram a vida de Dumont, dos itens cotidianos a peças mais icônicas, tais quais o chapéu e invenções como o relógio de pulso e o chuveiro.
A acessibilidade, inclusive, foi um dos motivos pelos quais a Casa Museu passou por obras recentemente. A proposta da reforma foi aumentar a acessibilidade do local, possibilitando a ampliação do público que visita o museu – que chega a 10 mil pessoas por mês, considerado um dos principais pontos turísticos de Petrópolis.
Fechada desde fevereiro para reformas, a reabertura da Casa Museu, no dia 21 de julho, trouxe novos elementos para a experiência dos visitantes, como a bandeira original que era hasteada pelo aviador, mobiliário, quadro com o retrato da família, carta com o pedido da terra para a construção da casa, entre outros.
A carta foi doada pela Companhia Imobiliária de Petrópolis e é considerada uma contribuição importante para o acervo.
Curiosidades
Projetada pelo próprio Santos Dumont e construída em 1918, Encantada era a casa de verão do aviador. Uma escolha sazonal acertada já que, segundo funcionários, no inverno a temperatura no local chega a ter 3 graus a menos que na rua.
As dimensões da casa também chamam atenção, uma vez que foram projetadas com foco no principal habitante – que tinha 1.60m de altura.
Bom saber: o Centro Cultural 14 Bis, anexo à casa, faz parte do tour. Ali, a vida de Santos Dumont é contada em imagem e som, num curta-metragem apresentado aos visitantes.
Se programe
As visitas guiadas ocorrem de terça-feira a domingo, das 10h às 17h
Endereço: Rua do Encanto, nº 158
Ingresso: R$10,00
Sem Comentários