Bucólicos, charmosos e com propostas de experiências distintas, cinco destinos brasileiros foram selecionados pelo Ministério do Turismo para representar o país no concurso internacional “Best Tourism Villages” – uma iniciativa da Organização Mundial do Turismo (OMT) que pretende eleger as melhores vilas turísticas do mundo.
As cidades escolhidas ficam no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Duas das cinco indicações serão selecionadas pela organização do concurso para concorrer à premiação.
Os destinos eleitos receberão um selo da OMT – que será sinônimo do reconhecimento dos bens culturais e naturais, da preservação histórica e da natureza, dos valores rurais e comunitários e da defesa da inovação e da sustentabilidade nos aspectos econômicos, sociais e ambientais.
O resultado da seleção será divulgado apenas em outubro, na Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo, mas você pode, desde já, acrescentar os destinos à sua lista de viagens.
Lomba Grande | Rio Grande do Sul
Marcada pela tranquilidade e gastronomia diversificada, a cidade de Novo Hamburgo integra a vila de Lomba Grande, no Rio Grande do Sul.
A região, cuja história é ligada à imigração alemã, se destaca pelas belas paisagens que permitem a elaboração de um roteiro no melhor estilo slow travel, passível de ser preenchido com banhos de cachoeira, passeios de bicicleta e descoberta dos quitutes preparados por produtores rurais. O charme em forma de destino!
Dona Francisca | Santa Catarina
Uma vila feita de história, cultura e cenários deslumbrantes. O tour por Dona Francisca inclui a passagem por construções coloniais que retratam a colonização alemã, presente também num dos pratos típicos que precisam ser degustados: a tradicional cuca!
O nome do destino vem da famosa estrada de Dona Francisca (SC-148), construída em 1958, sendo a segunda via carroçável do país. E a história não para por aí: o destino reconta a história da princesa Dona Francisca, irmã de D. Pedro II, que herdou as terras da região após o casamento com o príncipe de Joinville.
Entre Rios | Paraná
Encontro das águas dos rios Paraná, Felicidade, São Francisco e Barra Grande, o destino é uma imensidão de água doce – o que justifica um dos principais atrativos da região: a pesca esportiva.
Foi a segunda geração, fruto da mistura dos italianos e alemães de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que ocupou as terras que deram vida à vila, traçada em arquitetura colonial e também na culinária, idioma e costumes. Além da pesca, uma ótima pedida aqui são os passeios ecológicos.
Caraguatatuba | São Paulo
Entre o mar e a Mata Atlântica, Caraguatatuba – ou Caraguá, como é conhecida – fica no litoral norte de São Paulo e convida pelas praias, cachoeiras, pôr do sol e gastronomia – que se divide entre pratos típicos e requisitados sabores internacionais.
Perfeita para quem ama o oceano, o destino é ideal para mergulhos, stand up paddle, surf e outras práticas náuticas. A sugestão aqui é contemplar a beleza da cidade e da região do alto do Morro Santo Antônio, que proporciona uma vista panorâmica da mistura de cidade e natureza.
Tuiuti | São Paulo
Traduzida pela tranquilidade das cidades pequenas e preenchida pelo clima rural, Tuiuti mistura natureza e calmaria, num roteiro que permite também passear pelo turismo religioso, ao desbravar as igrejas e capelas e praças em homenagem aos santos.
Além do encanto dos casarios coloridos, o destino conta com trilhas que conectam os circuitos de águas – um convite aos passeios de bicicleta e às caminhadas. Uma dica gastronômica são os pratos típicos feitos à base de peixe
Vilas Turísticas
Se você gosta de turismo rural e de desbravar novos destinos marcados pelo contato com a natureza e calmaria, essas cidades – que concorrem ao prêmio de melhores vilas turísticas – devem entrar na sua lista. Já aproveita e manda esse post para quem você sabe que curte esse estilo de viagem e que adoraria conhecer as vilas turísticas com você.
Sem Comentários
Sorry, the comment form is closed at this time.