Passagem comprada, é hora de pensar o roteiro e começar a destrinchar a logística da viagem. O passo a passo de todos os viajantes é mais ou menos o mesmo, mas, se o país escolhido fica na Europa ou Reino Unido, é preciso atenção extra. Isso porque novos sistemas de autorização de viagem estão em vigor, – ou com previsão de começarem a valer -,em 2025, nos países das nações europeias e é aí que entra a variação de letras do título. ETA, EES e ETIAS são as siglas que você precisa conhecer.
Basicamente, as três siglas se referem à permissão ou acesso de estrangeiros ao solo europeu, de forma mais eficiente, rápida e barata do que os vistos tradicionais. Uma informação importante é que, independentemente de ter ou não a autorização em mãos, você precisa passar pelo guichê da imigração ao chegar no destino, uma vez que essas autorizações não são a garantia de entrada no país.
ETA
A Autorização Eletrônica de Viagem (ETA) é exigida pelo Reino Unido desde janeiro de 2025, inclusive para países que não tinham exigência prévia de um visto. Simplificado e online, o processo precisa ser concluído antes da viagem. O ETA custa £ 10 por pessoa e é válido por dois anos – ou até a data da expedição do passaporte. Saiba mais.
EES
EES é o sistema de entrada e saída que ainda não está em vigor. A proposta, como a sigla sugere, é relativa ao ingresso no país. A ideia é diminuir as filas, tornando o processo mais rápido, com pontos de verificação automática, sem que seja necessário carimbar o passaporte.
O EES vai registrar automaticamente as informações do passaporte dos viajantes, com dados como data de entrada e saída, facilitando a identificação de quem não cumprir os limites de permanência. O sistema é uma pré-condição para o ETIAS, e a previsão é de que comece a valer ainda em 2025 em toda a Europa – com exceção da Irlanda e de Chipre. Saiba mais.
ETIAS
O Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem tem uma proposta similar à do ETA. O formulário precisará ser preenchido pelos viajantes que têm como destino os países da União Europeia – independentemente da exigência ou não do visto para a entrada no destino.
O ETIAS custa € 7 por pessoa (menores de 18 e maiores de 70 anos não pagam) e é válido por três anos – ou até o vencimento do passaporte.
A previsão é de que o ETIAS passe a ser exigido seis meses após a implementação do EES, que deve ocorrer no segundo semestre de 2025. Saiba mais.
Antes de programar sua viagem, pesquise a documentação necessária.
Sem Comentários