Notícias

Guia Michelin: Portugal tem oito novos restaurantes estrelados

Na premiação, na cidade do Porto, o anúncio: oito restaurantes portugueses conquistaram a almejada primeira estrela Michelin – quatro deles ficam em Lisboa. Na cerimônia, outros oito restaurantes que já tinham duas estrelas foram consagrados com a manutenção do título – um luxo da crítica culinária. 

A versão do Guia Michelin Portugal 2025 traz 190 restaurantes: 8 com duas estrelas, 38 com uma estrela, 28 na lista Bib Gourmand e 116 entre os recomendados. “Portugal está numa linha de crescimento, e, pouco a pouco, tem se tornado um destino gastronômico de referência para os amantes da alta cozinha de todo o mundo”, disse Gwendal Poullennec, Diretor Internacional do Guia Michelin.

Veja os estrelados por cidades: 

Lisboa

  • Arkhe, liderado pelo chef brasileiro João Ricardo Alves, que serve menus degustação da cozinha vegetariana e vegana;
  • Grenache, do chef Philippe Gelfi, com cozinha contemporânea de raízes francesas; 
  • Marlene, casa contemporânea da chef Marlene Vieira com menus degustação de tradição portuguesa; 
  •  YŌSO, do chef Habner Gomes, que foca na gastronomia japonesa por meio de degustação omakase com produtos sazonais.

Porto 

  • Blind, proposta do chef Vítor Matos, que serve um menu surpresa e presta homenagem à obra de José Saramago “Ensaio Sobre a Cegueira”. 
  • Vinha, dentro do Vinha Boutique Hotel, cuja proposta do chef Henrique Sá Pessoa é executada por Jonathan Seiller, que serve pratos contemporâneos com matérias-primas sazonais do país.

Vila do Conde 

  • Oculto, no hotel The Lince Santa Clara, o restaurante garantiu a estrela por conta do trabalho dos chefs Vítor Matos e Hugo Rocha. Em um antigo mosteiro, dois menus degustação são servidos com foco no mar e na sazonalidade.

Braga

  •  Palatial é exaltado pelo bar na entrada, com vinhos da região, e pelo salão principal, onde são servidos pratos à la carte, além de dois menus degustação com base na tradição portuguesa, mas com toques de criatividade.

Duas estrelas

Quem manteve as duas estrelas foram Alma (Lisboa), Belcanto (Lisboa), Antiqvvm (Porto), Casa de Chá da Boa Nova (Leça da Palmeira), Il Gallo d’Oro (Funchal), Ocean (Porches), The Yeatman (Vila Nova de Gaia) e Vila Joya (Albufeira).

Uma lista pra apreciador de gastronomia nenhum botar defeito!

Sem Comentários

Postar um Comentário

Posts Relacionados

Amabyle Sandri

Jornalista de viagens apaixonada por contar histórias. Criou o Amabilices para inspirar – e informar – quem ama viajar. Já visitou 13 países. Todos os outros estão na lista!