Notícias

Inhotim inaugura duas exposições em setembro 

Quem visitar o Instituto Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais, a partir do sábado, dia 23 de setembro, vai encontrar duas novas exposições temporárias. Fazer o moderno, construir o contemporâneo: Rubem Valentim e Direito à forma, que ocupam a Galeria Lago e a Galeria Fonte, respectivamente. As obras seguirão expostas até março de 2024.

As mostras integram o Programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra e apresentam distintas possibilidades da presença negra no campo da arte. A curadoria é assinada, de forma conjunta, por Igor Simões, Lucas Menezes e Deri Andrade. 

Fazer o moderno, construir o contemporâneo: Rubem Valentim traz obras de diferentes épocas, desde pinturas da década de 50, passando pelos relevos, objetos e emblemas serigráficos, até registros da construção do “Marco Sincrético da Cultura Afro-Brasileira”, um monumento em concreto com mais de oito metros de altura que foi erguido na Praça da Sé, em São Paulo, em 1978. 

Já a exposição coletiva Direito à forma evidencia trabalhos de artistas de variadas temporalidades e formas, como Ayrson Heráclito, Emanoel Araujo, Lucia Laguna, Luana Vitra, Mestre Didi, Mulambö, Rommulo Vieira Conceição, Sônia Gomes, Rebeca Carapiá e Yhuri Cruz. Soma-se à mostra uma programação educativa com curadoria de Jana Janeiro, curadora pedagógica convidada.

“O que está em jogo nas duas exposições são as inúmeras possibilidades de presença negra no campo da arte, para além de definições que tentam encapsular a produção artística afro-brasileira em um conjunto limitado de manifestações. A experiência Atlântica também, nos dois casos, se abre como um campo de extrema importância para pensar essa produção. O que temos nas duas exposições são as provas concretas que qualquer tentativa de compreensão da arte brasileira tem de passar pela produção de artistas negros”, elucida Igor Simões, curador convidado das novas mostras.

SERVIÇO 

Instituto Inhotim
Fazer o moderno, construir o contemporâneo: Rubem Valentim, na Galeria Lago (eixo rosa)
Data: de 23 de setembro de 2023 a setembro de 2024
Direito à forma, na Galeria Fonte (eixo amarelo)
Data: de 23 de setembro de 2023 a março de 2024 

Sem Comentários

Postar um Comentário

Posts Relacionados

Amabyle Sandri

Jornalista de viagens apaixonada por contar histórias. Criou o Amabilices para inspirar – e informar – quem ama viajar. Já visitou 13 países. Todos os outros estão na lista!