A partir do dia 30 de setembro, o Japão deixará de exigir o visto para brasileiros que viajarem ao país por períodos de até três meses. A decisão foi anunciada pelo Itamaraty, o Ministério de Relações Exteriores.
Baseada no princípio da reciprocidade, a isenção do visto será válida também para japoneses que vierem ao Brasil. Segundo o comunicado oficial do governo federal, a mudança terá validade inicial de três anos.
Para entrar no Japão, os brasileiros precisarão apenas do passaporte comum – uma facilidade a mais para quem deseja conhecer a terra do sol nascente.
Até então, a emissão do visto japonês exigia uma série de documentações, que incluía até a declaração de imposto de renda – com o recibo de entrega -, além do preenchimento da versão impressa de uma solicitação específica para a autorização de entrada no país.
Saiba como foram as negociações para que o Japão isentasse visto para o Brasil
Os governos brasileiro e japonês negociavam essa facilidade desde 2019 e a decisão pela isenção se antecipou à volta da exigência que ocorreria no dia 1º de outubro.
“O entendimento decorre do anúncio do Primeiro-Ministro Fumio Kishida, por ocasião da visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão em maio passado, no sentido de estender isenção de visto de visita a brasileiros, o que permitiu ao governo brasileiro adotar a mesma medida para cidadãos japoneses, em consonância com o padrão da política migratória brasileira, alicerçada nos princípios da reciprocidade e da igualdade de tratamento entre os Estados”, explica a nota emitida para a imprensa.
O anúncio foi feito no momento em que são comemorados os 115 anos da imigração japonesa no Brasil – um convite ao intercâmbio cultural in loco.
Sem Comentários