Notícias

Dinamarca | Monumento neolítico é descoberto no norte do país 

Resquícios de um antigo círculo de postes de madeira movimentaram a vida dos pesquisadores dinamarqueses. O achado arqueológico – cuja disposição lembra Stonehenge, na Inglaterra – , mas o monumento da Dinamarca fica na região de Aars, no norte do país, a 400 quilômetros da capital, Copenhague. 

Especialistas acreditam que a construção data de quatro mil anos atrás, o equivalente ao fim do período neolítico, próximo à Idade do Bronze. Devido à semelhança com o monumento inglês, o achado foi batizado, informalmente, de “Woodhenge” – numa referência ao material das pilastras. 

Descoberta recente

Foi em janeiro que um grupo de arqueólogos esbarrou no monumento na Dinamarca. Curiosidade: o círculo tem 45 pontos visíveis onde teriam sido erguidos 80 postes de madeira. O diâmetro é de cerca de 30 metros, com espaçamento de dois metros entre os postes. 

Apesar da distância entre Inglaterra e Dinamarca, os pesquisadores defendem a tese de que o estilo de construção tenha sido compartilhado pelos povos desse período. No caso desse formato específico, a finalidade seria o uso para celebrações como solstícios, equinócios e funerais. 

Visitas ao monumento na Dinamarca

Se você é apaixonado por arqueologia e ficou curioso para ver essa descoberta de perto, é preciso se preparar. Isso porque, obviamente, o local não é turístico, logo, não há infraestrutura por perto para o passeio. No entanto, caso você realmente queira ir, dirija até o interior de Aars. 

Para mais detalhes sobre a parte técnica da descoberta, a sugestão clicar neste link -> da Archeology Mag. E, acima de tudo, segurar as expectativas. Isso porque, por se tratar de um monumento de madeira, não restou nenhum elemento visível do antigo circulo – a descoberta se deu por meio dos padrões visíveis no solo. Portanto, tenha isso em mente! E, caso vá, volte aqui pra contar! 

Sem Comentários

Postar um Comentário

Posts Relacionados

Amabyle Sandri

Jornalista de viagens apaixonada por contar histórias. Criou o Amabilices para inspirar – e informar – quem ama viajar. Já visitou 13 países. Todos os outros estão na lista!