As notas baixinhas da MPB se mesclavam ao aroma da essência de limão. Juntos, preenchiam os metros quadros de aconchego. Abraçada pelo frescor dos graus celsius a menos que do lado de fora, fui desacelerando com o verde do quintal a invadir a cena, discreto, por trás da cortina. Diante da xilogravura do mestre do cordel e artista pernambucano José Francisco Borges, finalmente, me dei conta: estava mesmo em Fernando de Noronha.
Ao longo dos seis dias de estadia na ilha, me hospedei nas quatro unidades da Noronha Pousadas: Simpatia da Ilha, Verdes Mares, Nascer do Sol e Pousada da Mana. Um tour enriquecedor no que diz respeito às possibilidades de recomendações de hospedagem e também pela oportunidade de conhecer Fernando de Noronha de ângulos diferentes. É que as pousadas estão distribuídas, respectivamente, na Vila dos Remédios, Floresta Nova e Vila do Trinta.
As quatro unidades seguem o mesmo padrão – que vai da deliciosa dupla café da manhã + café da tarde (servido a partir das 16h), somada à comodidade de ter, disponíveis no quarto, além do frigobar, uma máquina de café – com cápsulas de expresso e cappuccino – e vinhos e espumante. As acomodações contam também com amenities (shampoo, condicionador, sabonete e hidratante) e secador de cabelo. Outro detalhe, essencial na vida dos viajantes que vivem conectados, é a quantidade de tomadas! São suficientes para carregar o celular, a bateria da câmera, o notebook e algum outro aparelho eletrônico complementar.
Vamos às pousadas?!
Simpatia da Ilha
Ligados por um convidativo gramado, os quartos da Simpatia da Ilha são divididos em três categorias: standard, madeira e bangalô. Fiquei hospedada no madeira. Como o próprio nome sugere, a acomodação é rústica e aconchegante. O charme fica por conta do ponto de cor na cabeceira da cama e da escolha das bebidas: os vinhos são de Portugal e do Chile; o espumante, da Espanha.
No mesmo andar dos quartos, o encanto da varanda é o redário envolto pela mata e pelo canto dos pássaros. No andar de baixo, os cafés da manhã e da tarde são servidos numa ampla estrutura em meio ao verde.
A localização, privilégio da pousada, permite ao hóspede ter acesso aos principais restaurantes e comércios da ilha a pé. A poucos minutos dali, estão os prédios históricos e as praias urbanas do Cachorro, do Meio e da Conceição.
Para saber mais sobre as tarifas e opções de quarto, clique aqui.
Verdes Mares
Um deleite para os apreciadores do decor, a Verdes Mares parece ter saído do Pinterest diretamente para Fernando de Noronha. Como a maioria das hospedagens da ilha, passou da categoria domiciliar para a de pousada. Com ares de casa de praia, tem uma varanda com rede, banco e cadeiras. A sala de estar é conectada à de jantar, onde os hóspedes compartilham a mesa durante os cafés da manhã e da tarde – uma oportunidade extra de interação.
A Verdes Mares é ideal para pequenos grupos ou para quem busca exclusividade. É que a estrutura conta com apenas sete quartos, decorados para extasiar olhos curiosos aos detalhes.
Localizada no bairro Floresta Nova, ela fica a menos de um quilômetro das praias urbanas e é próxima do centrinho e de mercados. Ah, está, também, pertinho do Xica da Silva. Um dos restaurantes que indiquei no post sobre Onde Comer em Noronha.
Para saber mais sobre as tarifas e opções de quarto, clique aqui.
Nascer do Sol
Descolada, recém-reformada e com um ar de liberdade que só ela tem, a Nascer do Sol não ganhou esse nome à toa. Do deque, é possível assistir ao espetáculo matinal da natureza de camarote. Dá pra acreditar nisso?! (Ou melhor, dá para acreditar que eu só descobri isso depois que voltei pra casa?! Haha Não repitam o meu erro!).
Você pode optar por se hospedar nas suítes dentro da pousada ou nas que ficam na área externa – que são divididas entre suíte bangalô madeira ou suíte nascer do sol, em alvenaria. Eu fique na madeira. Ponto super positivo: privacidade e liberdade de acesso.
A Nascer do Sol fica num ponto bem alto da Vila do Trinta, então, conta com o privilégio de ter a vista dos mares de fora e de dentro. Fica bem próxima de restaurantes, mercados e academia. Até a praça Flamboyant, central na Vila dos Remédios, são uns 15 minutos de caminhada.
Para saber mais sobre as tarifas e opções de quarto, clique aqui.
Pousada da Mana
Mais próxima do conceito de pousada domiciliar, a Pousada da Mana desperta no viajante a sensação de estar na casa da vó. A sala, logo na entrada, tem cara de conversa entre primos depois do almoço de domingo à tarde. Com uma decoração bem colorida e nordestina, a área do café da manhã e da tarde é simples e aconchegante.
Cinco quartos conferem à pousada um clima intimista e de tranquilidade. A decoração é clean e os quartos são espaçosos. A acomodação em que eu fiquei tinha um banheiro amplo. Como as demais opções da Noronha Pousadas, tem ar condicionado, TV com SKY e frigobar.
A Pousada da Mana fica na Vila do Trinta, em frente a uma pracinha, a metros de um supermercado e perto de restaurantes. Para chegar à praça Flamboyant, o viajante precisará caminhar cerca de 15 minutos.
Para saber mais sobre as tarifas e opções de quarto, clique aqui.
Ah, todas as opções da Noronha Pousadas incluem transfer de ida e volta para o aeroporto. A sequência delas aqui no post está na ordem da minha hospedagem e, também, de valores – do maior para o menor. Todas são ótimas pedidas para curtir Noronha. A escolha depende do seu orçamento e da programação!
Para mais informações, acesse o site oficial.
ANOTA AÍ:::
Noronha Pousadas
Telefone:
(81) 3426-8398
(81) 99514-0043
2 Comentários
Juliana Proença
Postado em 12:02h, 20 abrilNoronha sempre foi um sonho de consumo!!! Com essas pousadas entao…Obrigada por compartilhar esse post! Amei
Amabyle Sandri
Postado em 16:06h, 24 abrilJuliana! Coloque no topo da wishlist Noronha! Te garanto que vai ser uma das melhores viagens da sua vida!!!! Só te adianto: vai ser difícil viver com a saudade de lá!!! hahaha As pousadas são incríveis! Quando for, me avisa!!!! <3