Cento e trinta obras icônicas do modernismo brasileiro estão disponíveis para contemplação na exposição “Brasil! Brasil! O Nascimento do Modernismo”, que acabou de entrar em cartaz na Royal Academy of Arts, em Londres.
As obras selecionadas de artistas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Volpi, retratam a janela temporal de 1910 a 1970 do movimento, considerado um dos mais relevantes para a história nacional. Isso porque, nessas décadas, os artistas se dedicaram a adaptar tendências contemporâneas, influências internacionais e tradições artística – mistura que resultou na nova vertente da arte moderna.
Grande parte do acervo pertencia a coleções particulares, que foram pouco expostas. A ideia dos curadores é promover a interação entre os britânicos e o modernismo brasileiro – ao qual, até então, tiveram pouco acesso.
Organizada pela academia real britânica e pela instituição suíça Zentrum Paul Klee, a mostra permanecerá aberta ao público até 21 de abril, com obras de Alfredo Volpi e Djanira da Motta e Silva, uma artista de descendência indígena, o artista afro-brasileiro Rubem Valentim e o performático Flávio de Carvalho.
Serviço
Onde? Royal Academy of Arts, Burlington House, Piccadilly, Londres, W1J 0BD
Quando? até 21 de abril, de terça a domingo das 10h às 18h (às sextas até as 21h).
Quanto? £ 25,50 Ingressos disponíveis no site oficial.
Sem Comentários