Viaje comigo!

Quer saber das novidades?! Se cadastre e receba as dicas direto no seu e-mail! É uma alegria poder compartilhar minhas amabilices com você!

CASA DA MEMÓRIA RAÍDA: A HISTÓRIA VIVA DE BONITO

Raída foi mulher forte. Companheira de Silvino Jacques, um dos últimos voluntários do exército do Mato Grosso do Sul, aprendeu a lutar para defender o país na Guerra do Paraguai, a mando de Getúlio Vargas. A história, contada pela filha, Ramona Vieira de Souza, 67 anos, tem toque de aventura e romance. “Silvino roubou ela da mangueira, tirando leite de mangueira. Tinha uma festa na fazenda e ela arrumou a mala e fugiu com ele. Foi ele quem a ensinou a atirar. Assim, ela virou uma mulher considerada de alta periculosidade”, detalha. “A mulher que ele amou foi ela”, faz questão de frisar.
_dsf6261
Ramona. Foto: Diego Oliveira | Studio 45 Graus
Não à toa foi homenageada, dando nome ao museu-personalizado da família e da cidade. Difícil separar a história dessas três gerações do crescimento da região. A ideia de recontar a história – e de resgatar a cultura – foi da neta de Raída, filha de Ramona e bisneta de Luiz da Costa Leite Falcão, fundador de Bonito, em Mato Grosso do Sul. (Saiba um pouquinho da história nesse post). Fernanda reuniu o material da família, fotos, objetos e foi juntando ali, na Casa da Memória, tudo que pode ser útil para fazer com que os visitantes mergulhem na história do município e da região.

img_6988

Na passagem do blog Amabilices por Bonito, não consegui conversar com Fernanda. No entanto, foi a própria Ramona quem contou alguns detalhes da história da família e de um personagem importante para a cultura local. (A entrevista virou vídeo!).

A Casa da Memória fica aberta para visitação na rua 29 de maio, 913, em Bonito. É super fácil de encontrar – está em todos os mapas da cidade. Quanto ao horário de visitação, funciona das 17h ás 21h. Tem também contação de histórias. Para garantir seu lugar, que tal dar uma ligadinha antes?! Anota aí: (67) 3255-4758 e (67) 99636-1103.

 

Autor(a) do post
Amabyle Sandri

Comentários

2 Comentários
  1. postado por
    Fernanda
    out 26, 2016 Reply

    Gratidão pela visita de vocês, minha mãe Ramona me contou toda feliz o quão especiais vocês foram aqui em nossa casa com ela. Um abraço enorme e muito obrigada por nos ajudar na luta pela história de um lugar tão lindo não só pelas belezas naturais mas também pela história de bonito.

    • postado por
      Amabyle Sandri
      out 26, 2016 Reply

      Fernanda, sua mãe é um amor! Quando vi o carinho e orgulho com que ela estava contando a história, tratei logo de pegar a câmera. Foi uma honra ouvir os detalhes contados por ela. Tiramos a sorte grande! Fiquei encantada de ouvir tudo de forma tão natural e foi como se, por alguns instantes, eu também fizesse parte daquilo tudo. Obrigada pela iniciativa de compartilhar essa riqueza com quem passa por aí! E parabéns pelo trabalho!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga no Instagram

Siga o Amabilices no Instagram e acompanhe em tempo real todas as nossas viagens e aventuras por esse mundo lindo.

Junte-se ao Instagram