Viaje comigo!

Quer saber das novidades?! Se cadastre e receba as dicas direto no seu e-mail! É uma alegria poder compartilhar minhas amabilices com você!

PORTO SEGURO: A PAIXÃO JUSTIFICÁVEL DE CABRAL

Do céu, de carneirinhos, o vão entre as nuvens revelava o oásis. Em meio ao deserto da branquidão, à distância, verde e azul interagiam em perfeita harmonia. Fácil entender porque Cabral montou acampamento aqui. Se da janela do avião, Porto Seguro materializa o paraíso, quem dirá da caravela – desviada do trajeto original e jogada pelo vento para o cais do destino.

Não fosse o acidente de percurso, Cabral não teria desembarcado em terras tupiniquins. Aliás, o porto, relatado por Pero Vaz de Caminha como “muito bom e muito seguro, com uma mui larga entrada” é visto com facilidade do avião e da terra. (O trecho a que Caminha se refere é uma formação de arenito, com 1.800 metros de comprimento, que começa na praia de Apaga Fogo, em Arraial D’ajuda e termina ali, na direção do centro da cidade).

A empatia-instantânea-por-céu logo é complementada pela simpatia-imediata-em-terra. Ainda no aeroporto, o sorriso largo dos baianos recepciona. O aeroporto é pequeno – mas audacioso. Recebe voos nacionais e internacionais. Os vizinhos, hermanos, são beneficiados com voos diretos.

Na van da Taípe Turismo, receptivo responsável pelas aventuras do Blog Amabilices em Porto Seguro, o ar-condicionado aliviava o calor típico. Ainda à caminho do Brisa da Praia Hotel, na praia de Taperapuã, começava a entender a logística da barreira natural que separa o rio Buranhem das águas do Atlântico. Sem cerimônia, rio e mar se encontram, ali, na frente de quem pelo local passar. É o fluxo da natureza – e das chuvas – que determina(m) a transparência nas praias mais próximas ao desaguar.

Por isso, algumas praias têm água mais cristalina que as outras.

Para ir do aeroporto ao centro, você pode optar por: táxi, ônibus ou transfer.

Onde ficar?

Durante os oito dias em Porto Seguro, me hospedei em dois hotéis:

Brisa da Praia Hotel

Aconchegante, confortável e bem localizado, o Brisa fica em frente à badalada barraca de praia Tôa Toa, na praia de Taperapuã. É ótimo para quem procura agito, mas também uma boa pedida para famílias em busca de descanso – já que a estrutura, completa, inclui piscina infantil, parquinho, quadra poliesportiva e recreação na piscina.

brisadapraia

Arraial Bangalô Hotel

Sofisticado e romântico, o Arraial Bangalô Hotel fica em Arraial D’ajuda. Perto da balsa, o hotel tem um clima ideal para casais. Com opção de chalés com vista para o mar, possibilita a experiência de desfrutar de uma praia privativa. Envolto numa atmosfera de interação com a natureza, é um convite ao descanso.

arraialbangalo

Falarei mais sobre cada um deles nos próximos dias (acompanhem!).

 Pontos Turísticos

Um livro de história a céu aberto. Essa é a sensação ao visitar Porto Seguro. Quem vai à cidade pensando, apenas, em praia, não faz ideia da riqueza cultural e histórica que Porto reserva. Um city tour pela cidade histórica; uma visita à primeira igreja do Brasil; uma voltinha por uma caravela – réplica da usada por Cabral… ou, ainda, um espaço no roteiro para a Reserva da Jaqueira, onde os índios pataxós compartilham o dia a dia com os visitantes. E as praias?! Ah, as praias! Uma pitada da generosidade divina ao colorir o litoral sul da Bahia com coqueiros e falésias. (Sem entrar no mérito do – incomparável – Recife de Fora).

cidadehistorica

Alegria

Ritmada, Porto Seguro é feita de axé, sim, mas também de lambada. O ritmo, aliás, nasceu lá. Pois é! Mas isso é assunto para outro post – no qual vou contar a diferença entre os ritmos e dar algumas dicas de como dançar bonitinho sem passar (tanta) vergonha.

lambada

Se até hoje Porto Seguro não havia passado pela sua cabeça, antecipo: se prepare! Na série de posts sobre a cidade você vai mudar os conceitos sobre a Bahia. “Se avexem, não!”.

Ps: Caso você já esteja curioso, dê uma olhadinha no site http://www.portoseguroba.com.br/ Lá, você vai encontrar uma vitrine de vários lugares legais da cidade.

Autor(a) do post
Amabyle Sandri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga no Instagram

Siga o Amabilices no Instagram e acompanhe em tempo real todas as nossas viagens e aventuras por esse mundo lindo.

Junte-se ao Instagram