Nem te conto

Confira cinco países que mais oferecem facilidades à imigração para brasileiros

Mais qualidade de vida, segurança e um ambiente próspero para o desenvolvimento da carreira ou de um negócio: estes são alguns dos motivos que levaram 4,59 milhões de brasileiros a mudarem de país. Os dados são do Ministério das Relações Exteriores, de um levantamento referente ao ano de 2022, e apontaram os cinco países mais procurados para imigração pelos brasileiros.

Os Estados Unidos lideram a lista, com 1,9 milhão de brasileiros, seguido por Portugal, com 360 mil. Para o CEO da consultoria HAYMAN-WOODWARD Leonardo Freitas, a mudança para outros países é incentivada pelas facilidades que alguns países oferecem para atrair estrangeiros, mas, ainda assim, Leonardo frisa a importância de se informar sobre os requisitos de casa localidade. 

“Alguns destinos exigem uma boa qualificação, certificação e até vistos destinados a intercâmbio cultural ou mesmo voltados para atletas e artistas que querem desenvolver a carreira fora do Brasil”, ressalta. 

Enquanto alguns países exigem altas qualificações profissionais, outros destinos incentivam o investimento em imóveis para obtenção de cidadania por investimento – por isso, é essencial pesquisar a fundo as exigências do país desejado antes de mudar de país.

Confira abaixo uma lista de informações e curiosidades sobre os vistos exigidos por cinco países que oferecem facilidades à imigração de brasileiros: 

Estados Unidos

País mais procurado para a imigração por brasileiros, os Estados Unidos oferecem um leque variado de opções de vistos e autorizações de trabalho. Além disso, o país oferece salários convidativos e oportunidades para as mais variadas carreiras profissionais nas áreas de tecnologia da informação, engenharia, medicina e finanças. Tem também diversidade cultural e a ótima qualidade de vida e bem-estar. 

Para trabalhar em território americano, é preciso ter um dos dez tipos de vistos e autorizações de trabalho a seguir: 

  1. H-1B: para profissionais especializados que procuram trabalhar temporariamente nos Estados Unidos em uma “ocupação especial”. 
  2.  L-1: para transferência intraempresarial, destinado a quem exerceu função executiva ou de gerência no Brasil por no mínimo três anos e é transferido para uma filial americana.
  3. EB-1 (Visto de Preferência de Imigrante) – destinado a pessoas com habilidades extraordinárias em ciências, artes, educação, negócios ou atletismo, bem como a professores e pesquisadores destacados e executivos de empresas multinacionais.
  4. EB-1C (Visto de Preferência de Imigrante para Executivos e Gerentes): para executivos e gerentes de empresas multinacionais que estão sendo transferidos para uma filial, subsidiária ou afiliada nos Estados Unidos.
  5. EB-2 NIW (Visto de Preferência de Imigrante para Trabalhadores com Habilidades Excepcionais): para profissionais com habilidades excepcionais em ciências, artes ou negócios, que não precisam de oferta de emprego ou certificação trabalhista para obter o visto.
  6. EB-3 (Visto de Preferência de Imigrante para Trabalhadores Qualificados ou Não Qualificados): para trabalhadores qualificados, profissionais e trabalhadores não qualificados que possuem uma oferta de emprego nos Estados Unidos.
  7. J-1 (Visto de Intercâmbio): para pessoas que participam de programas de intercâmbio cultural, educacional ou profissional nos Estados Unidos, como estudantes, professores, pesquisadores, médicos, entre outros.
  8. H-1B (Visto de Trabalho Temporário para Profissionais Especializados):  para profissionais estrangeiros altamente qualificados que possuem uma oferta de emprego nos Estados Unidos em uma ocupação especializada. 
  9. O-1 (Visto de Habilidade Extraordinária): para pessoas com habilidades extraordinárias em ciências, artes, educação, negócios ou atletismo, que desejam trabalhar temporariamente nos Estados Unidos.
  10. E-2 (Visto de Investidor):  para investidores estrangeiros que desejam investir uma quantia substancial de capital em uma empresa nos Estados Unidos e obter uma autorização de trabalho. Também conhecido como visto de investidor, este visto está disponível para cidadãos de países que possuem um tratado de comércio e navegação com os Estados Unidos. Esses tratados são estabelecidos com o objetivo de promover o comércio e os investimentos entre os países envolvidos. Atualmente, a elegibilidade para o visto E-2 varia de acordo com a nacionalidade do requerente. Nem todos os países possuem um tratado de comércio e navegação com os Estados Unidos que inclua o visto E-2. Alguns exemplos de países cujos cidadãos são elegíveis para o visto E-2 incluem: Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha, Canadá, México, Japão, Coreia do Sul. 

Portugal

O segundo destino mais procurado por brasileiros atrai pela vantagem de ter a mesma língua, um clima agradável, custo de vida acessível para o padrão europeu, com o bônus da rica cultura lusitana. O país conta ainda com ótimas oportunidades de emprego, principalmente nas áreas de tecnologia da informação, turismo, engenharia e saúde.

Para quem deseja investir em imóveis ou ativos financeiros em Portugal, o visto indicado é o Golden Visa. Recentemente modificado, o visto permite duas possibilidades:

 1) Aquisição de imóveis de valor igual ou superior a 500 mil euros;

2) Aquisição de imóveis de valor igual ou superior a 350 mil euros, cuja construção tenha sido concluída há, pelo menos, 30 anos. 

Itália

As raízes italianas levam muitos brasileiros de volta ao país dos avós e bisavós. A Itália tem patrimônio histórico e cultural inigualável, ótima qualidade de vida, além da gastronomia impecável. Oferece também oportunidades para as mais variadas carreiras como engenharia, moda, design e, claro, gastronomia.

Para quem deseja morar e trabalhar na Itália, caso não seja descendente e possa tirar a cidadania, há o visto de trabalho chamado de Carta Blu – autorização de trabalho destinada a profissionais altamente qualificados. O documento tem duração de dois anos se o contrato de trabalho for por tempo indeterminado; se for por tempo determinado, a autorização de residência é estipulada com a duração de três meses após o término da relação de emprego.

Para obter uma Carta Blu da União Europeia, o interessado deve realizar um trabalho remunerado sob a direção ou coordenação de uma pessoa física ou jurídica. 

Emirados Árabes Unidos

Cada vez mais brasileiros têm decidido morar nos Emirados Árabes Unidos, muito por conta da ótima qualidade de vida, salários mais atrativos, ambiente de negócios próspero e a infraestrutura moderna.

O país oferece além das belezas naturais e urbanas, inúmeras opções de vagas e trabalho nas áreas de petróleo e gás, construção, finanças, tecnologia. O visto de trabalho no país pode ser emitido pelo empregador patrocinador e existem diferentes tipos de vistos, dependendo da ocupação e do setor do requerente. 

Reino Unido

Depois de Portugal, o Reino Unido é o país com mais imigração de brasileiros na Europa. Atualmente, são 220 mil brasileiros residentes no país. O Reino Unido tem atraído muitos estrangeiros ao redor do mundo por conta da educação de qualidade, diversidade cultural e ótimas oportunidades de crescimento profissional. 

As carreiras profissionais mais solicitadas são tecnologia da Informação, saúde, engenharia e finanças. O visto de trabalho no Reino Unido é chamado de Tier 2, destinado a trabalhadores qualificados que possuem uma oferta de emprego de um empregador licenciado. Este visto possui cinco classificações:

  • visto de trabalhador qualificado;
  • visto de trabalhador de saúde e cuidados;
  • vistos para transferência interna na empresa;
  • visto de Ministros Religiosos
  • visto para esportistas.

Para solicitar esse visto, é preciso provar proficiência em inglês. Além disso, ele permite a estadia por cinco anos, na maioria dos casos. Já o visto para ministros religiosos e esportistas, a permanência permitida é de três anos.

Antes de optar por estes ou outros países, mapeie todas as variáveis que incluem uma vida no exterior como a língua, custos de moradia e alimentação, necessidade de rede de apoio caso tenha filhos e assistência à saúde. Planeje a sua nova vida e se fundamente em informações oficiais para começar uma nova etapa de desafios e realizações.

*com informações da assessoria

Sem Comentários

Postar um Comentário

Posts Relacionados

Amabyle Sandri

Jornalista de viagens apaixonada por contar histórias. Criou o Amabilices para inspirar – e informar – quem ama viajar. Já visitou 13 países. Todos os outros estão na lista!